Seminário Advocacia Privada e Pública
A advocacia Privada visa garantir a cidadania e os direitos de todos os cidadãos, de forma a brecar qualquer excesso que possa originar-se do Poder Público, como prisões arbitrárias e julgamento parciais.
O advogado deve manter uma postura que honre a Advocacia, além de cumprir com os seus deveres profissionais, tais como sempre trabalhar com independência ; ser claro e objetivo com o seu cliente; firmar contratos por escritos; não usar cargos que tenha ocupado anteriormente para captar clientela, etc.
Não é vedado ao profissional anunciar seu serviço, desde que esta seja feitode maneira moderada – não é permitido o uso de veículos como TV, rádio, cartazes ou banners.
O Direito Brasileiro está sempre em expansão, de um modo que o Brasil galga posições mais altas na economia mundial e vê a consolidação de novas áreas do Direito, como o do Consumidor, o Eletrônico, o Biodireito, o Ambiental, o Desportivo, dentre outros. Com novas áreas surgindo, o advogado privado tem mais opções de especializações, e um campo de trabalho maior.
- Advocacia Pública
Têm caráter semelhante a Advocacia Privada, sendo que os profissionais têm como função a defesa, em âmbito judicial e extrajudicial, da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, assim como suas respectivas autarquias e fundações, além de prestar consultoria e assessoria jurídicas.
A defesa do patrimônio público é constitucional a cargo dos advogados públicos, em prol do interesse da sociedade.Trata-se de um trabalho de fundamental importância no combate á corrupção, e aos desvios de verbas públicas. Estes tem por objeto defender os interesses do Estado.
A atuação na Advocacia Pública, além de sujeita ás normas constitucionais e as leis infraconstiucionais, também é pautada pelos preceitos estabelecidos nos estatutos das instituições e entidades públicas a que cada advogado público pertence.
A atuação da Advocacia Pública, é essencial ao funcionamento do Estado,