Arte Gótica
A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu na França, durante a Idade Média, no século XII, com a construção da catedral de Saint-Deni alastrou-se rapidamente pela Europa, este estilo é indentificado como a Arte das Catedrais.
Anteriormente, nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas, as construções eram caracterizadas pelos arcos de volta perfeita, redondos, e por abóbodas de arestas feitas em estruturas maciças.
No estilo gótico, as estruturas das construções são mais leves, cujo objetivo é conseguir uma maior luminosidade no interior dos edificios, com a ajuda de janelas delicadamente trabalhadas e de vitrais em forma de rosáceas.
Caracteristicas da Arte Gótica
Verticalidade
Arco ogival ou quebrado
Uso de contrafortes e arcos botantes
Uso de vitrais e esculturas bíblicas
Abóbada sobre cruzamento de ogivas
Decoração semelhante a renda pedra
Planta em cruz latina
Arquiterura Gótica
A arquitetura gótica vai-se concretizar a partir de 3 áreas:
- Inovações Técnicas
- Nova estética
- Alterações das estruturas formais (catedrais)
Em relação ás inovações técnicas, a principal inovação foi o arco ogival, depois vários tipos de abóbadas mais altas, novo contraforte com botaréu e arcobotantes e um sistema de contrafortes e pilares.
As novas técnicas, foi a crescente verticalidade, e o novo aproveitamento de luz. A nova estética introduz alterações nas dimensões e nas estruturas dos edifícios, a alturas das abóbadas aumentou e os interiores mais iluminados.
Catedrais góticas
Apoiavam-se nos principios de um simbolismo teológico:
Paredes - base espiritual
Pilares - representam os santos
Arcos - caminho para Deus
Para a construção de uma catedral gótica haviam cerca de 30 artesãos nas várias áreas (pedreiro, escultor, pintor etc), supervisionados por um construtr mestre. O construtor mestre era o responsável pelo projeto. A planta da catedral era diferente das catedrais de períodos anteriores. Sob a forma de