Arte gótica
O gótico é uma fase da história da arte ocidental, surgiu em meados do século XII, na França. Este estilo sucedeu ao românico e antecedeu ao renascimento.
Ficou conhecido como o estilo arquitetônico medieval, por ter se destacado mais no campo da arquitetura (na construção de catedrais), estendeu-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.
A religião junto a arquitetura são a base de todo o desenvolvimento estético.
Principais características
Arquitetura
A construção gótica, é vertical, se diferencia principalmente pela elevação das paredes, nos tetos eram encontrados arcos cruzados, (formando “torres”, “agulhas”) Isso veio se tornar possível com duas das inovações arquitetônicas mais importantes da época: o arco em ponta, que é responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares.
As janelas eram cumpridas, distribuindo, luz no espaço através dos vitrais pintados e decorados que eram retratadas as histórias contidas nas Sagradas Escrituras.
A primeira das catedrais construídas em estilo gótico puro foi a de Saint-Denis, em Paris, a construção de uma Catedral passou a representar a grandeza da cidade, normalmente as obras duravam algumas décadas, algumas mais de século para serem construídas.
Escultura
A escultura gótica surgiu associada à arquitetura das Igrejas, fazendo parte das fachadas, e portais das catedrais. Uns dos temas mais comuns que era apresentado em fachadas (portais), eram o de Cristo em Majestade, e o Nascimento de Cristo.
Sobre as estátuas elas eram alongadas, e mais naturalistas. Desta maneira as figuras vão adquirindo dinamismo, as formas se tornam arredondadas, a expressão do rosto se acentua e aparecem as primeiras cenas de diálogo nos portais.
Pintura
A pintura foi caracterizada pelo naturalismo e pelo simbolismo, formou um importante papel na arte gótica, pois