Pesquisa
A questão do uso de drogas, dentro e fora da escola tem deixado de ser uma exceção e passado a fato corriqueiro nos últimos anos. As festas de ginásio já não podem acontecer se não houver bebidas alcoólicas. Outro tipo de uso e abuso de drogas muito frequente é o automedicação. Num instante de dor, por exemplo, sempre há alguém com um remedinho ao alcance da mão para aliviar o mal-estar de um colega, um amigo, de um aluno. E também o uso de drogas ilícitas.
Existem vários tipos de drogas, que se dividem em duas classes:
*Drogas legais ou lícidas: álcool, tabaco e medicamentos.
*Drogas ilegais ou ilícitas: maconha, co-caina, heroína, crack, cola de sapateiro, etc.
Enquanto esse tipo de comportamento é considerado inofensivo ou até mesmo inocente por nossa sociedade, notícias e manchetes de jornal apontam cada vez mais para o agravamento da situação.
“Jovens abusam de bebidas alcoólicas”
“São Paulo consome 3,5 toneladas de cocaína por mês”
“Aids faz usuário de droga trocar seringa por crack”
“Epidemia do crack assusta autoridades”
“Viagem de LSD volta à moda na Europa”
“O traficante está dentro da sala de aula”
“As drogas devem ser legalizadas?”
Informações Básicas Sobre Drogas
Drogas lícitas e ilícitas
É muito comum em nossa cultura o fato de os adultos esquecerem que algum dia foram adolescentes, que também gostavam de questionar, desafiar e de viver fortes emoções, paixões etc.
É sempre bom lembrar, portanto, que o adulto que tem perto de si um adolescente ou uma criança drogada também já fez, de um jeito ou de outro, uso de algum tipo de droga. Dessa forma, ele pode buscar em si próprio alguma explicação, ou encontrar uma postura mais adequada para encarar o desconforto que a presença ou existência de um drogado possa trazer.
Em nossa sociedade, a presença de bebidas alcoólicas em festas e comemorações de toda espécie é quase obrigatória, inquestionável, irrefutável. É preciso que se saiba que o álcool tem