201603060230

2067 palavras 9 páginas
Sociologia: breve histórico

A palavra “Sociologia” surgiu por volta do século XIX, inventada pelo filósofo francês Augusto Comte. Ela encara de uma maneira científica o estudo da vida social.
Após grandes mudanças no cenário político, como, o iluminismo, revoluções burguesas e principalmente a revolução industrial houve uma enorme necessidade de criar uma nova ciência capaz de interpretar os problemas da nova sociedade e capaz de explicar uma nova ordem social, política e econômica.
Mesmo antes desses movimentos já se analisavam o comportamento de determinadas sociedades, Platão em “A República”, por exemplo, já apontava problemas políticos envolvendo a vida dos gregos. Apesar de a sociedade ser analisada desde muitos anos não era apresentada uma organização objetiva, eram apenas preocupações sem recursos específicos e sem um objeto de estudo claro.
Assim com o passar do tempo a Sociologia foi ganhando espaço entre as demais ciências, a resistência diante ao seu estudo era cada vez menor. Consequentemente ela foi conquistando lugar em vários países, tanto em universidades como no meio profissional e também em públicos não acadêmicos.

Divisões e campos da Sociologia

A sociologia é uma inter-relação social. Ela estuda o homem e o meio em que ele vive, ou seja, tem como objeto de estudo cientifico as relações sociais destacando-se os fenômenos que são originados da relação de grupos entre seres humanos. A sociologia não é uma ciência que emite juízo de valor sobre as relações estudadas, pois baseia-se em estudos que mostrem de forma mais concreta a verdadeira natureza dos fenômenos sociais.
Há inúmeros fenômenos que podem ser originados das relações entre os indivíduos. E para cada caso há uma linha de estudo a seguir.
Assim se dá origem as sociologias especializadas que consiste no estudo das categorias especificas dos fenômenos sociais, por exemplo, sociologia da família, sociologia do trabalho entre outras. Desse modo é possível a associação

Relacionados