Seminarios do serviço social
Durante a ditadura militar foram realizados dois seminários de teorização do Serviço Social, o Seminário de Araxá (MG) e o Seminário de Teresópolis(RJ). O documento de Araxá, o de Teresópolis e o documento de Sumaré constam das publicações do CBCISS (1986) e constituem uma importante fonte de pesquisa. A seguir, será feito um breve comentário sobre os referidos seminários.
O Seminário de Araxá
Segundo Netto (2006, p. 164), o I Seminário de Teorização do Serviço Social foi realizado em Araxá(MG), no período de 19 a 26 de março de 1967. Entre outros temas, o documento de Araxá, publicado pelo CBCISS (1986, p. 32) trata dos níveis da micro atuação e da macro atuação do Serviço Social.
O nível da micro atuação discute a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos. Para tanto, o ³[...] Serviço Social, como técnica, dispõe de uma metodologia de ação que utiliza diversos processos´ (CBCISS 1986, p. 30). São os processos de caso, grupo, comunidade e trabalho coma população. Na macro atuação, o Serviço Social está voltado para a política e o planejamento. ³Essa integração supõe a participação no planejamento, na implantação e na melhor utilização da infraestrutura social´
A infraestrutura social é aqui entendida como ³facilidadesbásicas, programas para saúde, educação, habitação, educação e serviços sociais fundamentais(CBCISS, 1986, p. 32).
O Seminário de Teresópolis
Enquanto o Seminário de Araxá (1967) foi realizado na cidade mineira, que é ornamentada pela beleza da Serra da Bocaina, os participantes do Seminário de Teresópolis puderam desfrutar da paisagem do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Promovido pelo CBCISS, o II Seminário de Teorização do Serviço Social, cujo tema era a metodologia do Serviço Social, foi realizado de 10 a 17 de janeiro de 1970, em Teresópolis. A ditadura exigia que o profissional fosse preparado, para atuar nas instituições que foram adaptadas ao