seminario sobre Wallom
Henri Wallon
Curitiba 2013
Henri Wallon
Henri Wallon nasceu na França, no ano de 1879. Graduado em medicina, psicologia e filosofia.
Foi um militar apaixonado, atuou como médico na 1ª Guerra Mundial, (1914-1918) ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Em 1929, se tornou professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova, revolucionando o sistema de ensino e se tornando presidente de 1946 até sua morte.
Wallon via a escola como um contexto privilegiado para o estudo da criança. Ele acreditava que a pedagogia oferecia campos de observação a psicologia e questões para investigação do desenvolvimento psicológico infantil. Este foi o mais completo pensamento de Wallon para o desenvolvimento da criança. Sua teoria fornece um significado suporte teórico, que compreende a dimensão social e afetiva do desenvolvimento humano nos primeiro anos de vida.
Wallon baseou sua ideia em quatro elementos básicos que estão a todo tempo em comunicação, são eles:
Afetividade
A afetividade é base da vida. Segundo Wallon se a criança não estiver bem afetivamente sua ação como ser social estará comprometido. A afetividade é a expressão da emoção.
Emoção
Através da emoção a criança passa a se conhecer. A raiva, o medo, a tristeza e a alegria possuem uma emoção de grande relevância no relacionamento da criança com o meio.
Por meio dela as crianças expressão seus desejos e suas vontades.
Movimento
Olhar pegar e andar
Para Wallon o movimento seria um dos principais campos funcionais a se desenvolver que