Seminario rio de Psicologia
Envelhecimento e morte
Envelhecimento
Melissa Salas
O que é envelhecimento?
As expectativas que as pessoas tem sobre o envelhecimento é que, quanto mais velhas elas ficam, mais medo vão ter da morte. Porém, nosso medo da morte não caminha linearmente com as nossa idade. A probabilidade da morte, é muito mais provável quando se tem 70 anos, do que quando se tem 20 ano. Pessoas mais jovens podem ter muito mais medo de morrer, do que os mais velhos, com 70 anos. Outra ideia que as pessoas tem sobre a velhice, é que quanto mais velhas, mais infelizes elas são, é porque se perde muita coisa com o envelhecimento, como, por exemplo, perde uma série de capacidades físicas, oportunidades sociais, possibilidade de realização de projeto, etc.
A velhice é uma realidade que não existe para a consciência do homem. O jovem a ignora, porque está ocupado em viver sua própria idade. O adulto a ignora divido ao medo que sua a proximidade causa e o velho está preocupado nas coisas saudáveis como a dança de salão, anestésicos como a religião ou prejudiciais como o álcool para não ter que pensar nela até perder a consciência de si próprio e da própria morte.
Preocupações
Ana Beatriz
Vemos em estudos com homens e mulheres, sobre a preocupação com a velhice, que a maioria dos homens se sentem jovens (velhos só na idade), os demais negativa a velhice. A maioria das mulheres , expressam e vivem a velhice de modo ambíguo, apesar de considerarem algo negativo
(abandono, morte do companheiro e saída dos filhos de casa), representa, para muitas, uma oportunidade de desfrutar os últimos anos de vida.
Já para os jovens, há grande preconceito e uma certa preocupação com esse assunto, pois muitos pensam que os idosos são impossibilitados e que já cumpriram seu papel no mundo, mas a real preocupação é porque acham que a velhice só serve para estar mais perto da morte, também se quando chegarem a esse estágio da vida terão dinheiro para poderem ter o