Seminario - Os gregos
a) IÔNICOS
Tales de Mileto: tinha como substancia natural a agua, acredita-se que ao escolher a agua Tales tinha se inspirado em suas qualidades únicas de mutação.
Anaximandro: acreditava no ilimitado, criador do primeiro modelo mecânico do cosmo, Anaximandro elevou num patamar extremamente considerável as ideias apresentadas por Tales postulando que o universo era eterno e infinito.
Anaxímenes: tinha como substancia natural o ar crendo que à medida que sua densidade mudava, formava a composição de todas as coisas.
Heráclito: acreditava no fogo como substancia natural, querendo dizer com isso que tudo está em movimento, provavelmente pelo poder que o fogo tem de transformar as coisas.
b) ELEÁTICOS
Parmênides: acreditava na individualidade divina de Eon (ser que permeia todo o universo) onde toda mudança era ilusória, imutável e estática.
Zenão: acreditava na regressão infinita, método desenvolvido por ele mesmo, criava paradoxos relacionados ao movimento.
c) PITAGÓRICOS
Pitágoras: acreditava no mistério dos números, e tinha como objetivo principal a completa purificação da alma através dos números.
Filolau: acreditava no modelo do cosmo como “fogo central”, esse fogo central é o responsável por todo o vigor e a energia do cosmo gerando inclusive o calor do sol.
d) ATOMISTAS
Leucipo: acreditava que tudo é feito de átomos, partículas indivisíveis e indestrutíveis.
Demócrito: elaborou a hipótese atomista.
2. Relacione as escolas iônicas e atomistas, explicando as divergências e convergências entre elas.
Ambas as escolas foram desenvolvidas para explicar a origem dos fenômenos naturais, de forma racionalista eliminando causas e entes sobrenaturais dessa análise. Mas elas pensavam de modo diferente ao concluir suas analises, os iônicos acreditavam que os elementos da natureza como agua, ar, fogo podiam fazer com que em sua essência a natureza podia ser reduzida em um único