Seminario de Microbiologia
Professor (a)ː Isamar
Alunos (a)ː Rafaela Oliveira Poliana Ávila
Temaː Mycobacterium Tuberculosis
1-O que é a Mycobacterium Tuberculosis?
O M. tuberculosis é uma microbactéria BAAR (bacilo álcool ácido resistente), parasita intracelular, aeróbia obrigatória, que se divide a cada 16-20 horas.
Sendo um pequeno bacilo, fino e encurvado, imóvel, em forma de bastão que pode resistir a desinfetantes fracos e ao ácido gástrico e pode sobreviver em estado latente por semanas e apenas consegue se desenvolver quando se hospeda num organismo.
Não cora pelo Gram, embora tenha parede similar à das bactérias gram-negativas. A sua parede é muito rica em lipídeos, nomeadamente em ácidos graxos de cadeia longa e ácidos.
2- Como é transmitida a Mycobacterium Tuberculosis, e fatores de risco para contrair essa bactéria?
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa através de gotículas de saliva, quando o individuo tosse, espirra ou fala. Os indivíduos com as características abaixo são aqueles com maior risco de desenvolver tuberculose após contato com alguém contaminado: – Idosos.
– Diabéticos
– População de rua.
– Alcoólatras
– Insuficientes renais crônicos
– Doentes com neoplasias ou sob quimioterapia.
– Transplantados
– Portadores do vírus HIV A população prisional também é uma das mais susceptíveis a infecção, devido à contínua exposição à bactéria em ambientes fechados.
3-Quais os sintomas da Tuberculose?
Os sintomas da TUBERCULOSE incluem tosse com duração de 3 semanas ou mais, dor torácica, hemoptise, fadiga, perda ponderal,