Seminario de Microbiologia
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC
PIBIC/CNPq/FAPEMA/UFMA
PROJETO DE PESQUISA
Crescimento e Termodilatometria em Cristais de L-treonina
RELATÓRIO PARCIAL
Aluno: Edilberto Cordeiro dos Santos Junior (UFMA, Imperatriz-MA)
Orientador: Dsc. Ricardo Jorge Cruz Lima* (UFMA, Imperatriz-MA)
Co-orientador: Dsc. Antonio Jeferson de Deus Moreno (UFMA, Imperatriz-MA)
Colaboradores:
Dsc. Maria Irene Yoshida (UFMG, Belo Horizonte-MG)
Dsc. Paulo de Tarso Cavalcante Freire (UFC, Fortaleza-CE)
Dsc. Pedro Freitas Façanha Filho (UFMA, Imperatriz-MA)
1. INTRODUÇÃO.
Estudos de monocristais de aminoácidos através da técnica de Espalhamento Raman com variação da temperatura e da pressão hidrostática, têm adquirido especial atenção por este grupo de pesquisadores, autores deste trabalho, com trabalhos de impacto internacionais publicados. A abordagem geral destes trabalhos apresenta estudos sobre transição de fase estrutural, anarmonicidade e ainda discutem sobre o comportamento vibracional de grupos moleculares constituintes de aminoácidos.
O presente trabalho se propõe a realizar o crescimento de monocristais do aminoácido L-treonina e seu estudo através da termodilatometria. O material será investigado no intervalo da temperatura ambiente, até a temperatura próxima de sua decomposição térmica. Desta forma será possível estudar:
(i) o efeito das condições de crescimento e adição de impurezas sobre a dilatação do material,
(ii) a diferença na expansão térmica da L-treonina em relação aos aminoácidos L-alanina e Taurina, que já foram estudados em projetos já concluídos.
2. JUSTIFICATIVA.
No estado cristalino as moléculas de aminoácido assumem a configuração de um zwitterion, onde a interação intermolecular é devida a forças do tipo dipolo-dipolo e pontes de hidrogênio, predominantemente do tipo N-H---O entre os grupos NH3+ e CO2-.
Isso faz com que suas