Seminario De Evidencias
Introdução
Constituem em uma enorme ampliação de necessidades, em razão da grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralização.
Busca ferramentas para ampliar nosso olhar sobre esse campo e sobre os limites e propormos um estudo sobre a temática.
A educação dos profissionais de saúde tem uma grande importância na conformação de conceitos e nos movimentos de reestruração na educação e nas praticas de saúde.
Essas reflexões criticas sobre a formação em saúde estão presentes na agenda de certos movimentos a praticamente 50 anos, inicialmente eram poucas as vezes, hoje em função de uma serie de elementos do contexto politico e econômico, no âmbito tanto de politicas publicas como do setor privado, há significativos contingentes de professores, estudantes e gestores da saúde envolvidos em iniciativas de mudança.
Perspectiva de trabalho
Tem por objetivo suscitar reflexões sobre o trabalho dos profissionais de saúde que atuam na formação de novos profissionais, no caso enfermeiros docentes, e sua relação com a educação e a saúde.
Propõe-se conhecer as concepções destes profissionais sobre trabalho, educação e saúde como forma de melhor compreender o contexto em que atuam enfermeiros no exercício do trabalho na área da educação. E, ainda, contextualizar estas concepções à luz da dupla face do trabalho como um espaço contraditório onde convivem sentimentos de satisfação no trabalho, produção de conhecimentos, oportunidade de criação, emancipação e, ao mesmo tempo, dilemas, sentimentos de sobrecarga e sofrimento no trabalho.
Perspectiva de trabalho
A divisão do trabalho na saúde se dá, por um lado, pela consolidação nos serviços de saúde
das corporações profissionais e, de outro, pela especialização do saber e, consequentemente, do trabalho em saúde. A organização parcelar do trabalho fixa os trabalhadores em uma determinada etapa do projeto terapêutico. A superespecialização e o