Semin rio
Cassiano
Camila
Leandro
Murilo
A base da abordagem sistêmica está diretamente relacionada com a teoria geral de sistemas, elaborada pelo biólogo alemão
Bertalanffly, através da qual buscou definir um corpo único para a ciência que pudesse integrar todas as abordagens , até então apresentadas por pesquisadores e cientistas de outras disciplinas.
Essa teoria interdisciplinar - denominada Teoria Geral dos Sistemas - demonstra o isomorfismo das várias ciências, permitindo maior aproximação entre as suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios entre elas.
• Essa teoria é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser plenamente compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. Ela se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração.
• Assim, os diversos ramos do conhecimento - até então estranhos uns aos outros pela intensa especialização e isolamento consequente - passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas. Dentre eles está a Administração.
Conceito de sistemas
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função(objetivo comum). Sendo divididos em três partes: entrada(input); processamento; saída(output).
Já no ambito da Administração, a abordagem de sistemas permitiu uma visão mais ampla e integrada da organização, pois até então a visão era parcial, como na teoria de Taylor que dava enfase nas tarefas e Mayo que visava a estrutura da organização.
As organizações são sistemas abertos que interagem com o ambiente. Recebendo informações e matérias primas do ambiente externo (input), assim como é influenciada pelos eventos externos como por exemplo, queda ou alta na bolsa de valores, mudanças nas legislações etc.
Alguns outros sistemas
•
•
•
Sistema Social: Pessoas, grupos, sentimentos e emoções.
Sistema Tecnológico: Máquinas,