Semin Rio I Pr Ticas Educativas
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Pedagogia Séries Iniciais – modalidade EAD
Disciplina: Seminário de Práticas Educativas I
Coordenador (a):
Aluno (a): Cristiane Nascimento da Silva
Matrícula.: 14112080242
Polo: Belford Roxo
Item 1. Relacionar as ideias do texto ”Corpo e controle no cotidiano escolar”, do Prof. Dr. Marco Santoro, com as suas próprias ideias e experiências sobre o corpo na escola.
É notório que a escola inibe ou desvaloriza a expressão corporal e os movimentos construídos pelo aluno e que são reflexo da cultura, política e história que cada um traz em sua bagagem. Isso acontece com o intuito de facilitar o controle escolar e a imposição das regras que mantém um padrão pré-estabelecido de ordem e procedimentos escolares, favorecendo, como instituição social, a manutenção da hierarquia de poder e da estrutura social apresentada.
Isto é observado quando o aluno, em sala de aula, é treinado para permanecer em silêncio enquanto o professor expõe o conteúdo que consta em seu planejamento, sem interrompê-lo, ou seja, sem interação entre professor e aluno, sem que haja construção, de forma participativa, criativa e reflexiva do conhecimento. Outro momento ocorre quando as regras não levam em consideração a realidade contemporânea, um exemplo é a proibição do uso de celulares e outros aparelhos, pelo regimento escolar. Hoje esta proibição não faz sentido, mas sim a orientação quanto ao uso, os momentos em que não seria aconselhável e a importância de manter o foco nos estudos.
Por outro lado não quer dizer que na escola não deva existir limites, pelo contrário os limites devem ser estabelecidos e ter significado para os alunos. A escola deve, em todo o tempo, estar voltada para o desenvolvimento do cidadão cumpridor de seus deveres, porém questionador, reflexivo, um sujeito histórico, capaz de interferir e transformar a estrutura