Semin Rio Wilia

302 palavras 2 páginas
Universidade Estadual do Ceará
- Centro de Educação -

Aluno(a): Wilia Nogueira Lima.
Curso: Pedagogia ( Noite).
Prof. Fábio Gomes
Tema: Agressividade infantil no ambiente escolar.

Agressividade infantil no ambiente escolar.

Começam a apresentar um comportamento agressivo de uma hora para a outra. Bater nos colegas de escola, xingar e bater nos pais, desrespeitar os professores, passa a virar algo comum e desencadeado pelos motivos mais simples...

Participação dos envolvidos neste fenômeno: pais, crianças e professores.O objetivo é analisar as concepções e atitudes relacionadas à expressão da agressividade infantil na escola, encontrando estratégias de solução.  Origens da agressividade infantil.
A existência de impulsos agressivos é inerente à constituição do ser humano, como esclarecem os psicanalistas
Klein (1970) e Winnicott (1939/1987).

 Concepções e atitudes dos professores O que os professores consideram agressivo? Muitos estudos têm enfocado esta pergunta, revelando quais manifestações constituem queixa entre os professores, trazendo-lhes sofrimento.

Quais estratégias de manejos, para solucionar à agressividade infantil?

 Ludoterapia
É um ramo da psicologia. É uma técnica psicoterápica de abordagem infantil que se baseia no fato de que brincar é um meio natural de auto-expressão da criança.

Para Klein (1970), a criança começa bem cedo a vivenciar os conflitos com suas pulsões destrutivas, já no final do primeiro ano de vida e início do segundo.

Winnicott (1939/1987a), por sua vez, aprofunda as observações kleinianas, salientando a importância do ambiente para permitir a expressão e transformação da agressividade infantil.

Winnicott (1939/1987a, 1956/1987b), assinala que a agressividade é uma reivindicação ao ambiente visando ao reconhecimento e retorno a um período de privação crítica para a retomada do desenvolvimento emocional, a escola não poderia deixar de vivenciar manifestações de comportamento agressivo.

 Referências

Relacionados