Semin Rio Partos 2 Completo
CURSO: FISIOTERAPIA – 2º PERÍODO
DISCIPLINA: CITOLOGIA, EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA
PROFESSOR: JOÃO VICENTE
PARTO NORMAL X PARTO CESÁREO
ALESSANDRA AMARAL
BÁRBARA STEFANE
DÉBORA CAROLINA
DIULLIENE MARTINS
LARA FARIA
PÂMELA SILVA
RAYANE MENEZES
SAMYLLE RIBEIRO
PATOS DE MINAS
2014
ALESSANDRA AMARAL
BÁRBARA STEFANE
DÉBORA CAROLINA
DIULLIENE MARTINS
LARA FARIA
PÂMELA SILVA
RAYANE MENEZES
SAMYLLE RIBEIRO
PARTO NORMAL X PARTO CESÁREO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Citologia, Embriologia e Histologia do Curso de fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação do professor João Vicente D, Pacheco.
PATOS DE MINAS
2014
INTRODUÇÃO
O parto é o estágio resolutivo da gestação, o nascimento do ser que se formou nos meses anteriores. É a expulsão do feto para o mundo exterior através da via vaginal ou a retirada do bebê por via transabdominal na operação cesariana.
Atualmente, as indicações mais comuns de cesariana são: falha na indução, feto não reativo, apresentação pélvica, cesárea prévia, desproporção cefalopélvica, descolamento prematuro de placenta, gestação gemelar, placenta prévia, situação transversa, entre outras. (Willians Obstretics).
Com o aumento da segurança do procedimento e também para minimizar a morbimortalidade perinatal, as indicações de cesariana alargaram-se. Mesmo assim sabe-se que a morbidade materna é mais frequente e mais grave após a cesariana do que após o parto vaginal, que é mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê. (Rotinas em Obstetrícia).
Em relação à cesariana, além dos riscos relacionados à anestesia, infecção puerperal com sepse e episódios tromboembólicos, mulheres que possuem uma cesárea prévia possuem risco maior de ruptura uterina, placenta prévia, placenta acreta, deslocamento prematuro de placenta e gestação ectópica. Por outro lado a cesárea apresenta menor risco de provocar