SEMIN RIO ANTONIO JR
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
FRANCISCA AURICELIA
KARLA TABOSA
MACIAL SILVA
SILVIA DENISE
AGENTES TERATOGÊNICOS E AS ALTERAÇÕES NOS SERES HUMANOS
BELÉM
2008.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
Trabalho apresentado a disciplina Embriologia e Anatomia Comparada ao professor Antonio Júnior,como requisito parcial de nota para a 2º avaliação da turma BIO PQD III.
BELÉM
2008.
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................................3
Agentes Teratogênicos...................................................................................5
Conclusão.......................................................................................................8
Bibliografia......................................................................................................9
INTRODUÇÃO
A gravidez é um momento de alegria e de tensão, porém as vezes o diagnóstico esperado pode ser uma surpresa se ocorrido sem o devido planejamento, e outras causam danos no uso de algum tipo de medicação. Outras causas podem ser agrupadas em classes principais: (1) morte do concepto, (2) malformações, (3) retardo de crescimento intra-uterino, e (4) deficiências funcionais, incluindo-se aqui o retardo mental. Esses danos podem tanto ter uma causa genética como ambiental e, muitas vezes, uma combinação das duas (etiologia multifatorial).
Os medicamentos usados durante a gestação sempre foram alvo principal de investigações de efeitos teratogênicos( que podem causar anomalias ou doenças durante a gravidez), porém esses fatores constituem apenas uma pequena parte da exposição total a produtos químicos. O potencial maléfico que muitos causam ao feto muitas vezes é desconhecido é por isso que nas bulas de remédios contém a seguinte frase: “o uso