Relat Rio De Amistad

428 palavras 2 páginas
Relatório de Amistad:

O filme se passa em 1839, relatando o julgamento de negros africanos que estavam sendo escravizados numa embarcação com ida à Cuba, mas durante a viajem conseguiram se libertarem, rebelaram-se e mataram os espanhóis, porém deixaram dois tripulantes brancos para que pudessem direcionar o navio novamente à África, entretanto estes espanhóis sabendo que os negros não sabiam da rota e, ainda com medo de serem massacrados ao chegarem em terras africanas, levaram o navio “La Amistad” até os Estados Unidos da América.
Chegando lá foi iniciado o julgamento para apurar a condenação e a absolvição dos negros, diante do assassinato da tripulação na embarcação.
Dos grandes problemas enfrentados no contexto foram a dificuldade de comunicação e o choque cultural entre o negros e os brancos; a convivência entre os próprios negros, porque na África era do próprio costume deles, uma tribo escravizar a outra; quem detinha direito aos negros; em contrapartida, os movimentos abolicionistas e os direitos humanos; o receio de uma guerra civil entre o norte e sul americano; questões políticas para a escravatura; e, instabilidade das eleições americanas à época.
Assim, durante o julgamento existiu uma discussão sobre quem teria o direito à posse dos escravos: num Tratado dos Oceanos entre Estados Unidos e Espanha, a coroa espanhola alegava que pertenciam a eles; os dois tripulantes sobreviventes tentaram também alegar serem deles, apresentando documentos falsos.
Outra grande questão tratada era o movimento abolicionista e direitos humanos que já eram bem comentados nos Estados Unidos, o que também propiciava para um receio de surgir uma Guerra Civil, assim, por uma questão política, até um outro juiz foi determinado para o caso, desejando dificultar a absolvição.
Mesmo assim diante de todos esses fatos, o advogado dos réus, Baldwin, que era especializado em direito de propriedade, conseguiu provar a origem dos prisioneiros, contar a história de cada

Relacionados