Semicondutores
Semicondutores são sólidos nos quais a diferença entre a banda de valência e a banda de condução é pequena, essa diferença é denominada intervalo de banda. Os elétrons nesses compostos têm o comportamento determinado pela temperatura, a condutividade nos semicondutores aumenta com o aumento da temperatura, quando resfriados a zero absoluto os elétrons migram para os níveis energéticos mais baixos deixando a banda de condução vazia, nesse caso o material será um isolante perfeito. A temperatura ambiente alguns elétrons da banda de valência migram para a banda de condução, nesse caso o material conduzirá eletricidade, essa condutividade é intermediária a do isolante e de um metal e depende do número de elétrons na banda de condução.
Semicondutores Intrínsecos e Semicondutores do tipo p
Semicondutores Intrínsecos em geral são isolantes nos quais o intervalo de banda é suficientemente pequeno para que a energia térmica promova um pequeno número de elétrons da banda de valência para a banda de condução, onde tanto os elétrons na banda de condução como os elétrons desemparelhados na banda de valência conduzirão eletricidade. O aumento exagerado da temperatura pode causar a desintegração do cristal devido ao número de elétrons que migrarão para a banda de condução. Um cristal que possui baixo número de elétrons na banda de condução e necessita de alta energia térmica para que os elétrons cheguem nela quando ligado a um circuito elétrico conduzirá uma pequena corrente que tornará o cristal ligeiramente condutor, esse fenômeno é denominado condutividade intrínseca, onde a corrente é conduzida pela deficiência de metais através de lacunas positivas.
Exemplo:
A falta de um íon A+ provoca a existência de um íon A+2 para o retorno ao equilíbrio assim o elétron salta para o íon A+2 que logo