Semicondutores
O estudo dos semicondutores é um dos principais responsáveis pelo mundo como conhecemos hoje. A evolução dos semicondutores nos permitiu miniaturizar aparelhos, criação de novos, acompanhados de constantes melhoramentos, porém podemos dizer que os primórdios desta teoria remontam aos gregos, desde as primeiras observações das respectivas interações entre o âmbar e pedaços de folhas, dando-se as primeiras observações no ramo da eletricidade e dos materiais.
Podemos dizer que um semicondutor é frequentemente definido como um condutor elétrico intermediário, entre um isolante e um metal condutor, assim, precisamos discutir a respeito dos tipos de semicondutor, e quais são suas principais características.
São condutores elétricos cuja condutividade elétrica aumenta com o aumento da temperatura. Em geral, são constituídos por Silício ou Germânio, dopados com elementos da família 13 ou 15 o que será discutido mais adiante.
2. ESTRUTURA DOS SEMICONDUTORES
Há variadas classes de semicondutores, tais como os condutores iônicos, as soluções eletrolíticas, materiais orgânicos, etc. Bem como podem ser elementos químicos, como o Silício, Selênio e o Germânio.
Semicondutores usados em eletrônica são materiais cristalinos (silício, germânio, gálio) a que são acrescentadas impurezas doadoras ou aceitadoras, após a colocação de impurezas o material semicondutor é classificado como semicondutor tipo N ou tipo P. A junção de materiais P e N possibilitam a fabricação de componentes semicondutores, o díodo e a célula solar são constituídos por duas junções uma N e outra P, ou o transístor constituído por três junções duas N e uma P, ou duas P e uma N. A base de todos os circuitos integrados é o material semicondutor.
Na natureza o material semicondutor tem uma concentração de portadores negativos e positivos igual, designam-se por semicondutores intrínsecos. Ao serem adicionadas impurezas designam-se por semicondutores extrínsecos ou dopados. Quando os