Semicondutores
Semicondutores são sólidos cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitir e controlar uma corrente elétrica.
Possuem em sua composição o silício e o germânico, além do gálio, do cádmio, arsênio e telúrio, que formam ligações covalentes semelhantes a dos materiais cerâmicos, podendo ser considerados como uma subclasse da cerâmica. Possuem propriedades elétricas que são intermediarias entre aquelas apresentadas pelos condutores elétricos e pelos isolantes.
Portanto atualmente o elemento semicondutor é primordial na indústria eletrônica e confecção de seus componentes.
Definição e Historia dos Semicondutores Extrinsecos
O primeiro semicondutor foi inventado em 1948, pelos físicos americanos John Bardeen, Walter HouserBrattain e William Shockley que construíram o primeiro transístor pelo que obtiveram em conjunto o PrémioNobel da Física em 1956. Esta descoberta provocou enormes transformações de ordem económica e social. Toda a eletrónica e ciência dos computadores se baseiam nesta descoberta e nos processos de conduçãomicroscópica que se realizam num semicondutor.
Os semicondutores podem ser classificados em semicondutor intrínseco e semicondutor extrínseco.
Um semicondutor intrínseco é aquele em que a concentração de portadores de carga é uma característicado seu próprio material. Os eletrões saltam para uma banda de condução, provenientes da banda devalência devido a excitação térmica. Este salto provoca uma lacuna na banda de valência.
Nos semicondutores extrínsecos, o tipo de condução que predomina depende do número e da valência dosátomos de impurezas que estão presentes.
Ao serem dopados (introdução de determinas quantidades de impurezas) com cristais de impurezaspentavalentes, denominadas dadores, o semicondutor designa-se por condutor tipon, uma vez que os eletrões livres em excesso atuamcomo portadores maioritários e as