Sementes
A semente é o óvulo modificado e desenvolvido. Toda a semente possui um envoltório, mais ou menos rígido, um embrião inativo da futura planta e um material de reserva alimentar chamado endosperma ou albúmen.
Em condições ambientais favoráveis, principalmente de umidade, ocorre a hidratação da semente e pode ser iniciada a germinação.
SEMENTES
Nas plantas com flores de estrutura mais primitiva ( gimnospermas), a semente se acha sem proteção, pois o fruto dessas plantas é constituídos de carpelos que não se fecham. Nas plantas mais evoluídas (angiospermas), a semente fica protegida no interior do fruto, formando de carpelos que se fecham. Semente é o órgão de dispersão das plantas floríferas, no qual se encontra o embrião adormecido. Resulta do desenvolvimento do ovulo, geralmente em consequência da fecundação, embora esta não seja indispensável, assim a semente é fértil quando houve fecundação, mas pode ser estéril, quando resulta de ovulo não fertilizado.
[pic]
Morfologia
Morfologia: A semente é formada de um cabo, envoltório e conteúdo, o cabo da semente resulta do desenvolvimento do cabo do ovulo. Do mesmo modo, os envoltórios do ovulo, nas gimnosperma mas á um envoltório apenas, chamado tegumento , enquanto nas angiospermas há dois: o externo e o interno os envoltórios são constituídos de células estreitamente unidas e impregnadas de matérias impregnáveis, que isolam o contexto do meio ambiente.A entrada do ar atmosférico oxigenado e a saída do gás carbônico fazem-se através dos envoltórios, mas a água so pode atravessa-los pela cicatriz resultante da queda do cabo, o hilo. O conteúdo da semente, também chamado de amêndoa , compreende o embrião ,que é a miniatura da planta ,e o endosperma, reserva de substancia destinadas a seu desenvolvimento durante a germinação . O embrião resulta da segmentação celular do zigoto formadores é constituído de: radícula , que dara a raiz; caulículo, que