SEMENTE E FLOR
Matéria: Botânica
Professora: Nazaret
Alunos: João Lucas Reis, e Ancelmo Junior.
Semente e Flor.
Semente é o óvulo maduro e já fecundado das plantas gimnospermas ou angiospermas. É formada por:
- Tegumento ou casca
- embrião
- endosperma
Tegumento ou Casca - é o envoltório protetor da semente, originário dos tegumentos do óvulo. Em algumas sementes, o tegumento é constituído por duas partes: a testa, que é externa e espessa, e o tegmen, que é a parte interna, mais delgada.
Embrião - é a parte principal da semente. A experiência demonstra ser o embrião responsável pela origem do novo vegetal, quando há germinação da semente. Endosperma - é um tecido de reserva que nutri o embrião, que se encontra nas sementes de muitas angiospermas, e também nas gimnospermas.
Disseminação das sementes
Por disseminação, entendemos a dispersão das sementes pela superfície do globo terrestre.Muitos fatores favorecem ou participam diretamente deste fenômeno, sendo chamados de agentes disseminadores, são eles: ventos: estes transportam sementes pequenas e leves. Algumas possuem expansões (asas) que aumentam a sua superfície, diminuindo o seu peso específico. Exemplos: pente de macaco, ipê e jatobá. água: alguns frutos de vegetais aquáticos possuem cavidades cheias de ar, que permitem a flutuação dos mesmo nas correntes marinhas e rios. Exemplo típico é o coco da Bahia.
animais do campo: estes podem transportar as sementes presas ao seu corpo por intermédio de espículas, dentículos, ganchos, etc., como ocorre com o picão e o carrapicho. Algumas sementes quando ingeridas pelo animal, com o respectivo fruto, passam intactas pelo tubo digestivo e são eliminadas com as suas fezes, ganhando propícias condições de desenvolvimento. pássaros: estes também se tornam bons agentes disseminadores, principalmente no que diz respeito às sementes eliminadas com as suas fezes, após a ingestão de