reino plantae 2
Considerações Gerais:
Acredita-se que as células vegetais eucariontes tenham se originado a partir de um grupo ancestral das cianobacterias. Estes procariontes viviam em simbiose no interior de outros organismos, de maiores dimensões, obtendo proteção e fornecendo energia da fotossíntese.
( Teoria da Endossimbiose).
O grupo mais próximo das plantas é o das algas verdes (Clorofíceas), mas diferem quanto às sequências de DNA.
A fotossíntese garantiu o sucesso das plantas em se estabelecer no ambiente terrestre, bem como a sua diversificação, desencadeando ainda, a existência de toda teia alimentar.
Características Gerais:
- Existem cerca de 320 mil espécies de plantas, variando desde organismos mais simples, como os musgos até espécies mais complexas, como as plantas frutíferas.
- Como componentes celulares temos a parede celulósica, vacúolos, plastos e cloroplastos
- Todas as plantas são eucarióticas, multicelulares, autotróficas e apresentam no ciclo de vida, embriões que se desenvolvem à custa do organismo materno.
- Todas as plantas apresentam alternância de gerações haploide (n) e diploide (2n): Indivíduos Haplóides são chamados de gametófitos. Estes possuem estruturas formadoras de gametas, os gametângeos. O gametângeo masculino se chama anterídeo e o feminino, de arquegônio. A união dos gametas dá origem ao zigoto (2n). Este zigoto dá origem ao indivíduo diploide, o esporófito que possui estruturas produtoras de esporos chamadas de esporângeo. Ao atingir a fase adulta, as células do esporófito sofrem meiose (R!) originando os esporos.
Fl 2
SOMENTE GYMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS SÃO CONSIDERADO MONOFILÉTICOS
OS DEMAIS SÃO PARAFILÉTICOS.
Classificação e