SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DE ELEMENTOS DE UMA MESMA FAMILIA DA TABELA PERIÓDICA
INTRODUÇÃO
A eletronegatividade e a eletropositividade são duas propriedades periódicas que indicam a tendência de um átomo, numa ligação química, em atrair elétrons compartilhados. Sendo assim elas podem ser definidas como:
Eletronegatividade sendo a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados numa ligação química; de modo contrário, a eletropositividade indica a tendência do átomo em liberar esses elétrons quando ligado a outro.
O flúor é o elemento que possui maior eletronegatividade, para ele foi atribuido o valor de 4,0 de eletronegatividade. Isso foi definido a partir dos estudos de Linus Pauling que concedeu dissemelhanças de eletronegatividade entre 0 e 4,(ele calculou grande parte dos elementos) para o hidrogênio foi definido o valor de 2,1 e a condição de ser o elemento padrão.
Todos os metais alcalinos são extremamente reativos quando expostos ao oxigênio ou à água, assim como a qualquer ânion. Uma vez que as energias de ionização dos mesmos são as mais baixas da tabela, a perda do último elétron da camada se faz sem o desprendimento de muita energia.
Os alcalino-terrosos são os elementos químicos do grupo 2 (2 A) da tabela periódica, formando uma família ou uma série química, e são os seguintes: berílio ( Be ), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra).
O nome alcalino-terroso provém do nome que recebiam seus óxidos: terras.
Possuem propriedades básicas (alcalinas), Eles a presentam eletronegatividade ≤ 1,3 segundo a escala de Pauling onde, este valor tende a crescer no grupo de baixo para cima. São metais de baixa densidade, coloridos e moles.
Os Halogênios são elementos representativos e seu significado (do grego) é “formador de sais”. Todos apresentam 7 elétrons na sua última camada de energia, terminando a sua configuração eletrônica em subnível p com 5 elétrons
A eletronegatividade e a