PRÁTICA Nº 04: Semelhanças e Diferenças nas Propriedades Químicas de Elementos de uma mesma Família da Tabela Periódica.
As propriedade químicas de um elemento são em grande parte determinadas pelo número de elétrons existentes no nível mais externo e sua distribuição nos orbitais. Se os elementos químicos forem dispostos em grupos com a mesma distribuição eletrônica no nível mais externo, então tais elementos devem apresentar propriedades químicas e físicas semelhantes.
A grande vantagem que advém disso é o fato de não ser necessário estudar o comportamento de cada um dos elementos, mas apenas dos diferentes grupos. Nesta prática, veremos experimentalmente semelhanças e diferenças entre os elementos na forma elementar ou iônica nas seguintes famílias:Metais Alcalinos – as propriedade químicas e físicas desses elementos estão intimamente relacionadas com sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Todos esses elementos são metais; são excelentes condutores de eletricidade; moles e altamente reativos.
Metais Alcalinos – Terrosos – esses elementos formam uma serie bem comportada de metais altamente reativos, mas menos reativos que os metais da família dos alcalinos, apresentam as mesmas tendências nas propriedades que foram observadas na família dos alcalinos, segundo LEE, 2009.Halogênios – tem alta afinidade eletrônica, por isso, estes elementos ganham elétrons em muitas de suas reações. As reatividades variam grandemente e dependem da afinidade eletrônica e da estabilidade do (s) produto (s) de reação.
OBJETIVOS
Verificar quais elementos de uma mesma família possuem propriedades químicas semelhantes;
Verificar a diferença de eletropositividades (no caso de metais) e eletronegatividades (no caso de ametais) entre os elementos de uma mesma família.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS Tubos de ensaio;Becker de 50 ml;H2O deionizada;Pinça metálica;Pipeta REAGENTESSódio (Na);Solução alcoólica do indicador Fenolftaleína;Ácido nítrico (HNO3) 1,0 mol/L;Potássio (K);Óxido de cálcio (CaO);Magnésio (fitas);Solução de NaCl 0,1 mol/L;Solução de Pb(NO3)2 0,05 mol/L;Solução de AgNO3