Eng. Civil
Graduação em Engenharia Civil
ESTUDO DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE TUBOS DE PAPELÃO PARA REFORÇO DE TUBULÕES.
Túlio Marcondes Moreira
Orientador: Antônio Ananias de Mendonça
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO e justificativa
Em cada país, a problemática envolvida na construção de fundações encontra-se intimamente ligada à constituição física dos solos. Essa particularidade gera distinções claras entre os métodos construtivos aplicáveis a cada região, justificando a grande gama de fundações existentes, desde estacas escavadas a estacas metálicas. Neste contexto, a construção ainda frequente de fundações em Tubulão em solo brasileiro não se firma apenas como herança histórica das técnicas nacionais de engenharia, mas é resultado também das propriedades coesivas destoantes em nosso território, que permitem a escavação manual nesse tipo de fundação.
Embora a utilização de fundações em Tubulão tenha importância inegável do ponto de vista da quantidade de construções brasileiras efetivadas, o risco envolvido nesse tipo de obra, principalmente para o operário responsável pelo alargamento de base do Tubulão, é passível de ser discutido, avaliado e, na medida do possível, mitigado.
O presente trabalho visa explicitar a periculosidade envolvida no tipo de fundação denominada Tubulão, discutir a seriedade do assunto e finalmente propor uma solução tecnológica com base no reforço por tubos circulares de papelão DIMIBU. Essa última etapa será o cerne do trabalho, na qual serão desenvolvidas uma parte teórica e outra prática (em laboratório) para provar a possível utilização dos tubos de papelão como reforço estrutural, possibilitando a maior segurança dos operários neste ramo da Engenharia.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Desenvolvimento, através de um modelo teórico e comprovação laboratorial, de uma nova técnica de Engenharia que seja capaz de aumentar a segurança dos trabalhadores