Semelhan as entre Brasil e Angola
Capoeira
A capoeira é uma “dança” cujo nome é derivado de tupi-guarani “mato ralo que foi cortado”. Pesquisas de historiadores e amantes do esporte indicam que sua origem é derivada de uma “fusão” de duas “lutas”, uma da Angola e uma do Brasil. (Bernardo Alves – livro Recife Sangrento)
Uma das lutas que deram origem a capoeira foi o N’Golo de origem do povo “mucope” do sul da Angola que ocorria durante a “Efundula”, uma festa que celebrava a passagem da infância de uma moça para a puberdade, nessa luta os adolescentes formam uma grande roda com uma dupla ao centro lutando com chutes e cabeçadas, até derrubar o outro no solo. Essa luta foi inspirada no ritual de acasalamento das zebras, onde os machos disputavam com mordidas e cabeçadas, as fêmeas. Essa dança e marcada principalmente pelas palmas, e, como na roda de capoeira, não se pode pisar fora da área demarcada. (Matthias Röhrig Assunção e Mestre Cobra Mansa – Revista de historia Edição N° 30 – Elo Perdido)
A outra luta que compôs a capoeira foi Maraná, a dança da guerra que os indígenas da comunidade dos Potiguares ou “Índio Poti” praticavam para avaliar a valentia de seus guerreiros. Em círculos, com perneiras feitas de conchas, os q assistiam a luta faziam um ritmo, invocando seus ancestrais ao som das batidas em troncos, chocalhos e marimbas, enquanto dois guerreiros permaneciam ao centro lutando, utilizando golpes de pernas, cotoveladas e golpes que imitavam os animais. (Matthias Röhrig Assunção e Mestre Cobra Mansa - Revista de historia Edição N° 30 – Elo Perdido)
De acordo com estudos realizados, essas duas danças foram combinadas durante uma revolta de escravos que, liderados pelo príncipe angolano “Zumba” que liderou os revoltos para o Alto da Serra da Barriga, onde fica uma aldeia potiguar de nome “Palmares”. Nessa aldeia as duas culturas, Angolanas e Brasileiras se juntaram, formando dentre muitas coisas, a capoeira. Da Angola veio o N’Golo, ginga e instrumentos