Semeadoras, adubadoras e distribuidores de corretivos a lanço
RESUMO
Uma das principais atividades econômicas no Rio Grande do Sul é a pecuária, mais especificamente (leite e carne), onde as forrageiras participam como matéria-prima. As pastagens nativas são a base da alimentação no Rio Grande do Sul. Estas pastagens apresentam bom valor forrageiro no verão, porém, no inverno, as forrageiras de ciclo estival não crescem,ficando envelhecidas e crestadas por geadas,não suprindo as necessidades para a manutenção do peso dos animais. O Azevém (Lolium multiflorium) é uma gramínea anual de clima temperado, com excelentes qualidades nutricionais cultivado no RS, SC e PR. A produção se dá no inverno e primavera.
Palavras-chave: pecuária, gramínea, inverno, primavera.
.
INTRODUÇÃO
O azevém anual (Lolium multiflorum Lam.) é uma espécie pertencente à família Poaceae (Nelson et al., 1997), originaria da bacia do mediterrâneo (sul a Europa, norte da África e Ásia Menor), de onde se espalhou pela Europa e ai pela America do Norte. Foi cultivado pela primeira vez na região da Lombardia, na Itália, por isso também é conhecido por azevém italiano (Lolium italicum). É largamente cultivado em diversos países do mundo, onde as condições climáticas são favoráveis (Moraes, 1963; Araujo, 1967).
O azévem é uma das melhores gramíneas anuais de inverno, completamente aclimatada no sul do Brasil, onde foi introduzido, provavelmente, pelos primeiros colonos italianos em 1875 (Araujo, 1965). Atualmente estão naturalizadas em quintais, hortas, lavouras hibernais e mesmo em pastagens. Adaptou-se a todas as zonas fisiográficas rio-grandenses, sendo constituinte da flora dos campos mais férteis. É chamado de “loiessa” pelos colonos e as levadas do Rio Grande do Sul para Estanzuela, no Uruguai, originaram a seleção LE-284, que apresenta bom rendimento (Araújo, 1967).
DESENVOLVIMENTO
O azevém é uma Gramínea tolerante ao pisoteio e possibilita um período de pastejo de até cinco meses. Das espécies forrageiras de