Semanas de gestação detalhada
A primeira semana de gravidez começa quando um espermatozoide encontra o óvulo nas trompas de falópio e o fecunda. É nessa fecundação que acontece a fusão das cargas genéticas do óvulo e do espermatozoide, que irá determinar as características do futuro bebê, além do processo de divisão celular, ou seja, o óvulo fecundado multiplica suas células e inicia sua viagem das trompas de falópio até se fixar na parede do útero.
Quando o óvulo já esta fixado no útero começa as trocas com o organismo materno, é quando as células embrionárias começam a produzir o hormônio Beta HCG que pode ser detectado pelo exame de sangue.
2ª semana
É durante esta segunda semana da gravidez que a parede do útero começa a ser revestida por uma quantidade rica de sangue. Também chamamos e nomeamos isto como endométrio. É nesta passagem de tempo da segunda semana que o útero também começará a produção do muco cervical que funciona e resulta no aumento dos índices de estrogênio. Este aumento no nível permitirá a facilidade do espermatozoide se movimentar com mais agilidade e funcionalidade pelas trompas de falópio; consequentemente isto facilitará o encontro do óvulo e uma vez que a fertilização já esteja concluída.
3ª semana
O embrião ainda é muito pequenininho, quase do tamanho de uma cabeça de alfinete e ainda não lembra nem de longe a forma humana. É nesse período que a placenta, o cordão e a bolsa das águas começam a se formar.
Nesse momento, as mudanças no corpo da mãe são muito sutis e geralmente passam despercebidas. Poucas são as mulheres que desconfiam de uma gravidez nessa fase.
4ª semana
Na quarta semana de gestação, ocorre uma revolução no interior da mulher. O bebê está começando a se desenvolver em diversos sentidos. No final dessa semana já é possível ver o saco gestacional através de uma ultra-sonografia transvaginal. O bebê ainda é um zigoto neste momento, mas nessa semana ocorre a formação do vilo corial, que formará o cordão umbilical que liga o bebê à