Pré natal
È a realização de consultas medicas e exames durante a gravidez, onde o medico avalia a gestação e também o desenvolvimento do bebê. Têm como objetivo prevenir e tratar possíveis doenças ou condições na saúde da mãe e/ou do bebê. A primeira consulta deve ser feita logo que a mulher descobrir a gravidez.
O QUE ACONTECE NA PRIMEIRA CONSULTA?
O obstetra fará uma entrevista detalhada com a gestante, incluindo os aspectos: * Os sintomas que a mulher esta sentindo; * Histórico de doenças no passado e atuais, como: diabetes, pressão alta e outras; * Detalhes sobre o ciclo menstrual; * Gestações anteriores; * Aspectos emocionais: se a gravidez foi planejada, se esta sendo bem recebida; * Se há uso drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, cigarros e outros; * Relação sexual com vários parceiros.
DEPOIS DE CONFIRMADA A GESTAÇÃO, DEVE-SE FAZER VÁRIOS EXAMES A PEDIDO DO MÉDICO. PARA DETECTAR QUALQUER ALTERAÇÃO OU DOENÇA QUE POSSA COMPROMETER A CRIANÇA OU COMPROMETER O SEU DESENVOLVIMENTO NO ÚTERO. OS EXAMES REALIZADOS, GERALMENTE SÃO OS SEGUINTES: * Grupo sanguíneo e fator Rh; * Glicemia; * Anti-HIV; * Exame de sífilis e toxoplasmose; * Exame de rubéola; * Exame de urina e urocultura; * Exame de Hepatite B; * Ultra-sonografia: de 11 a 13 semanas avaliação da idade gestacional, e de 18 a 20 semanas avaliação de má formações.
QUANTAS CONSULTAS DEVO REALIZAR DURANTE O PRÉ-NATAL?
Gestação de Baixo Risco:
As consultas devem ser realizadas mensalmente até o sétimo mês de gravidez. A partir daí, as consultas devem ser realizadas a cada duas semanas até completar a idade gestacional de 36 semanas. Depois disso, as consultas são semanais.
Gestação de Alto Risco:
O médico obstetra definirá o intervalo entre uma consulta e outra, dependendo da necessidade de cada caso. Normalmente para uma gravidez de risco, o número de consultas é maior que na gravidez de baixo risco.