Semana Juventude
INTRODUÇÃO
Na sociedade moderna, embora haja variação dos limites de idade, a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro. Segundo Novais (2007) a juventude é a fase da vida mais marcada por ambivalências, ou seja, ser jovem é viver uma contraditória convivência entre a subordinação à família e à sociedade e ao mesmo tempo, grandes expectativas de emancipação.
A juventude se inscreveu como questão social no mundo contemporâneo a partir de duas abordagens principais. De um lado, por meio dos “problemas” comumente associados aos jovens (como a delinquência, o comportamento de risco, o uso de drogas entre outros) [...] por outro lado, tematizada tradicionalmente para a vida adulta que exige esforço para ser um adulto socialmente ajustado e produtivo (NOVAIS, 2007 – p9).
Para entender essa juventude é preciso conhecer suas singularidades, o que significa a vida para cada um, os sonhos, desafios e as dificuldades. Ancorado no contexto acerca da juventude como fase problemática ou fase preparatória para vida Abad (2002) citado por Sposito (2003), ressalva em linhas gerais que a juventude tem uma participação decisiva dentro das políticas públicas e quando movimentos organizados pela juventude, ao lado de entidades representativas e instituições acadêmicas, ganham notoriedade por sua força na reivindicação, pautando a agenda governamental nas esferas nacional, estadual e municipal.
A partir desta sistematização concluímos que o papel da juventude é cada vez mais reconhecido como de fundamental importância no processo de desenvolvimento de qualquer país do mundo.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para formação de jovens estudantes do ensino médio conscientizando sobre a importância de sua participação política, o papel na sociedade e promover discussões sobre mercado de trabalho e empreendedorismo.
SOBRE O EVENTO
Serão realizadas gincanas, jogos, palestras e oficinas sobre assuntos atuais