goias monarquico relatosde viajantes ecomonia
397 palavras
2 páginas
o decorrer do século XVIII, surge o denominado “grand tour”, do qual posteriormente deriva o termo “turismo”. O “grand tour” favoreceu o crescimento da literatura de viagens. Os jovens aristocratas ingleses, que visitaram a Europa Continental, passaram a relatar com detalhes as suas viagens, e um número crescente de guias e relatos de viagem começaram a ser publicado, para atender a necessidade daqueles que procuravam referências sobre os locais a serem visitados.Os relatos de viagem acompanharam este movimento e ganharam amplitude. Uma série de livros e artigos de jornais foi publicada. A literatura de viagem popularizou-se no seio da sociedade letrada, que passou a consumir avidamente as memórias dos viajantes. O gênero literário ganhou contornos definidos, sendo marcado pelo registro e caracterização da beleza natural, do patrimônio histórico e cultural, pelas tradições e costumes, pelos hábitos alimentares dos povos (2).
Este novo momento gerou mudanças irreversíveis. Havia uma nova atmosfera econômica, política, cultural e tecnológica. Os viajantes científicos do século XVIII valiam-se da descrição das rotas e itinerários, das paisagens exóticas, dos tipos humanos, dos usos e costumes desconhecidos. Suas narrativas eram ilustradas com representações gráficas dos itinerários, reconstituindo a geografia dos países, detalhando flora e fauna, permitindo aos leitores a exata compreensão de animais e plantas desconhecidas.
A literatura de viagem, ao ser complementada pelas pranchas de ilustração (mapas e gravuras), enriquecia descrições de regiões, além de fornecer aos leitores a possibilidade de inferir sobre locais, tipos humanos, paisagens e animais. No decorrer do século XIX, as imagens foram aperfeiçoadas, constituindo, então, elementos decorativos importantes das obras ilustradas. As gravuras passaram a constar dos registros como informações geográficas e históricas permitindo aos leitores compreenderem os itinerários descritos com maior precisão.