semana da arte moderna
Quando iniciou?
A semana da arte moderna se iniciou em 1922 com a presença de escritores, artistas, arquitetos e músicos.
O que foi?
A semana da arte moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva publica na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição á cultura e a arte de teor conservador.
Anita Malfatti.
A exposição de Anita Malfatti em 1917 foi outro marco para o modernismo brasileiro. As obras da pintora então afinadas com as tendências vanguardistas* do exterior chocaram grande parte do publico, causando videntas reações da critica conservadora
* A parcela mais consciente e combativa ou de ideias mais avançadas de qualquer grupo social
Lazar Segall
Lazar Segall veio da Alemanha para o Brasil realizar uma exposição, recebida com uma fria polidez. Dez anos depois voltou ao Brasil, quando os ventos sopravam mais a favor.
Escritores representantes as semana da arte moderna
Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade, Manuel Bandeira e outros grandes nomes da arte moderna.
Contra a arte moderna
O artigo de Monteiro Lobato para o jornal, Estado de São Paulo intitulado “A propósito da exposição Malfatti”, foi a reação, mas contundente dos espíritos conservadores publicado em 20 de dezembro de 1917. Mas Monteiro Lobato ainda vai mais longe ao criticar os novos movimentos artísticos.
Poema “os sapos” Manuel Bandeira
O poeta chama de sapos os poetas parnasianos que somente aceitavam a poesia rimada, formal, tipo os sonetos, rimas ricas. (rima ricas palavras de diferente classe gramatical)
Ele satiriza as reclamações deles e compara-as com o coaxar dos sapos num banhado ou rio.
Também mostra algumas das regras que eles seguiam: comer hiatos, nunca rimar cognatos, dar importância à forma.
Todo o poema é uma crítica aos conceitos do parnasianismo* que vigorou nas décadas finais do séc XIX e das duas iniciais do séc. XX.
A cada um dos