Semana da Arte Moderna e fundação do Partido Comunista
Semana da Arte Moderna e fundação do Partido Comunista
Teixeira de Freitas – Ba
2014
Colégio estadual democrático Ruy Barbosa
Sala 02 – 3 °B Matutino
Gilmar Viana
Ian Guimarães
João Vitor Gigante
Lucas Lima
Matheus Rocha
Mauricio Lima
Murilo Mota
Semana da Arte Moderna e fundação do Partido Comunista
Teixeira de Freitas – Ba
2014
Introdução
Esse trabalho fala sobre a semana da artemoderna brasileira, sua origem, alguns artistas e obras, sobre a contribuição critica na sociedade brasileira, e também falara do partido comunista brasileiro.
SEMANA DE ARTE MODERNA
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, realizada em São Paulo no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.Sua importância foi para renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. , por iniciativa primeira de Graça Aranha, juntamente com Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Havia exposição de pinturas de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Vicente do Rego Monteiro e esculturas de Victor Brecheret , além das músicas de Villa- Lobos e Ernani Braga.
Washington Luís, o goverrnado do estado na época apoiou o movimento, por meio de René Thiollier, que pediu para trazer os artista do rio de janeiro são eles Plínio Salgado e Menotti Del Picchia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista.
Este movimento artístico pretendia renovar com uma visão social e ter mais liberdade de expresão , também foi considerado uma manifestação politica. Neste período o poder e da riqueza estava nas mãos das oligarquias rurais, por causa da produção cafeeira. As cidades brasileiras, por outro lado, passava por uma transformação urbana, decorrente do processo de industrialização