SEMANA 22
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARTE NO BRASIL - A SEMANA 22
GERAÇÃO DE 30 E 40
DOCENTE: ZULEICA
ACADÊMICAS: JONESLENNE GUEIRINS, JOYCILÉIA DE JESUS,
LUCÉLIA CAMPOS, JULIANA BEATRIZ
O BRASIL COMEÇA A VIVER O SÉCULO XX:O
MOVIMENTO MODERNISTA
O século xx inicia-se no brasil com muitos fatos que vão moldando a nova fisionomia do país. Observa-se um período de progresso técnico, resultante da criação de novas fábricas surgidas principalmente da aplicação do dinheiro obtido através do café. Ao lado disso, outro fato contribuiu para fazer o Brasil crescer e alterar sua estrutura social: a espantosa massa de imigrantes que em apenas oito anos chega a quase 1 milhão de novos habitantes.
Assim, as forças sociais que atuam na realidade brasileira já em 1917 são bem complexas. Em São Paulo, por exemplo, ocorre uma greve geral tomam parte 70.000 operários. Essa paralisação foi organizada pelo movimento anarquista, constituído principalmente por imigrantes, os primeiros a questionar o capitalismo paulista.
Esses tempos novos vivem, então, a espera de uma arte nova que exprime a saga desses tempos e do porvir.
Essa arte aparece inicialmente através da atividade crítica e literária de Oswald De Andrade, Menotti Del Picchia, Mário De Andrade e alguns outros artistas que vão se conscientizando do tempo em que vivem. Oswald De Andrade, já em 1912,começa a falar do manifesto futurista, de Marinetti, que propõe “O Compromisso de literatura com a nova civilização técnica”.
Mas, ao mesmo tempo, Oswald De Andrade alerta para a valorização das raízes nacionais, que devem ser o ponto de partida para os artistas brasileiros. Assim, cria movimentos, como Pau-brasil, escreve para os jornais expondo suas ideias renovadoras e participa de grupos de artistas que começam a se unir em torno de uma nova proposta estética. Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores
estéticos