Sem T Tulo 4
DISCIPLINA: ECONOMIA INTERNACIONAL PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
PROFESSOR: MÁRCIO SCHWEIG
03/04/2015
TAREFA 4 – INSTRUMENTOS DA POLÍTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
1.A experiência japonesa torna o argumento da proteção à indústria nascente melhor que qualquer teoria. No início da década de 1950, o Japão era um país pobre que sobrevivia exportando brinquedos e tecidos. A política do governo era de proteger, inicialmente, os setores ineficientes e com custos altos de produção. Um exemplo disso foi a indústria automobilística, que no início era protegida e que, posteriormente, passou a dominar o mercado mundial. Discuta de forma crítica a afirmativa acima.
2.Há diferentes instrumentos de intervenção governamental no comércio exterior. O conjunto dos instrumentos nós denominamos de política comercial. Assim, você deverá definir cada um dos instrumentos abaixo:
a) Tarifa de importação: É um imposto de importação alfandegário. É um imposto federal. Ocorre quando há entrada de algum produto estrangeiro no território nacional. Porém, se este produto estrangeiro tem finalidade de retornar para o exterior dentro de um determinado prazo, o lançamento do tributo é suspenso se cumprida as condições estipuladas. O contribuinte do imposto é o importador. A função desta tarifa é puramente econômica.
b) Subsídio à exportação: É uma forma de apoio monetário à exportação, concedida por uma entidade (instituição ou pessoa) a outra entidade que envia um bem para o exterior, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e crescimento de uma atividade.
c) Quota de importação: É uma barreira alfandegária não-tarifária. Ela restringe a quantidade de um determinado produto importado.
d) Restrição voluntária de exportação: É uma barreira alfandegária não-tarifária. É uma cota sobre o comércio imposta pelo país exportador, a fim de evitar outras restrições comerciais.
e) Exigências de conteúdo nacional: É uma regulamentação do governo que requer que determinado número