Sem T Tulo 4
DISCIPLINA: ESTRATÉGIA DE MARKETING INTERNACIONAL
PROFESSOR: IVAN GARRIDO
20/05/2015
TAREFA 4
1. Quais as principais estratégias de produto e de promoção que uma empresa pode adotar ao se internacionalizar?
As principais estratégias de produto e promoção começam com a análise do mercado em que pretende entrar e quais as implicações que este trás. São três grandes decisões em relação a internacionalização de uma empresa. Primeiramente a empresa deve decidir se vai ou não se internacionalizar. A segunda, é decidir quais os modos de entrada e, a terceira, é decidir o seu composto mercadológico (que produto vai vender, propaganda, preço, destino final, etc).
Do ponto de vista do produto e da promoção, a empresa deve decidir se vai estender ou adaptar as estratégias utilizadas no mercado doméstico. Toda internacionalização há um certo grau de adaptação, que pode variar de acordo com o ambiente, uso dos produtos, leis e normas locais, entre outras. Essa adaptação deve ser vista como forma contínua. Num extremo ela pode ser pequena, e na outra, um grande nível de adaptação.
Adaptar pode ser manter as estratégias para mesmos mercados. A promoção dos produtos segue a mesma linha de pensamentos, e também deve-se considerar aspectos tecnológicos e os hábitos dos consumidores em relação aos produtos oferecidos.
2. Que fatores determinam a adoção de cada uma dessas estratégias?
Variáveis no ambiente, podem afetar os produtos e promoções: Na estratégia de produtos, alguns fatores determinam o porque as empresas optam por customizar os padronizar os seus produtos. Os produtos mais simples requerem mais customização do que os produtos mais complexos.
Os produtos são adaptados a novos mercados por razões como: custo alto para mudanças, semelhanças no comportamento do consumidor internacional e o local, ambientes políticos, sociais, econômicos e culturais semelhantes, entre outros.
A estratégia de customização aparece quando as empresas tem como