Sem teto
de
Sociologia
Nome: Amanda Bastos
Nº04
3º ano G
Negros:
Negros, negro ide ou povo negro são termos usados em sistemas de classificação racial para os seres humanos com um fenótipo de pele escura, em relação a outros grupos raciais. Diferentes sociedades aplicam critérios diferentes a respeito de quem é classificado como "negro" e muitas vezes variáveis sociais, tais como classe social e status sócio-econômico, também desempenham um papel relevante nessa classificação. Como um fenótipo biológico, ser "negro" é freqüentemente associado com as cores de pele muito escuras de algumas pessoas que são classificados como 'negras'. Mas, particularmente nos Estados Unidos, a classificação racial também se refere a pessoas com todos os tipos possíveis de pigmentação da pele, da mais escura até a mais parda, incluindo albinos, se eles são tiverem ascendência africana e exibirem traços culturais associados como sendo de "afro-americanos". Portanto, o termo "negros" não é um indicador da cor da pele, mas de classificação racial.
Algumas definições do termo incluem apenas as pessoas de ascendência subsaariana relativamente recente (ver: Diáspora africana). Entre os membros desse grupo, a pele escura é mais freqüentemente acompanhada pela expressão da textura do cabelo afro-natural (recentes estudos científicos indicam que a diversidade de cores de pele humana é maior em populações da África subsaariana). Outras definições do termo "negros" estendem-se à outras populações caracterizadas por pele escura, às vezes incluindo os povos indígenas da Oceania.
Etimologia:
A palavra "preto" aparece no século X e designa uma pessoa de pele escura, mais particularmente originária da África subsaariana. A palavra "negro" passa a ser adotada no século com a escravização de africanos por portugueses. Os espanhóis, porém, foram os primeiros europeus a usar "negros" como escravos na América. Por conseguinte, um dos primitivos