SEM LIMITES BIO
Ensino Médio
Sem Limites
Amanda Dias nº 1
São Paulo
2015
Escola Paulista
Ensino Médio
Trabalho apresentado no Ensino Médio à Escola Paulista referente as aulas de Biologia como trabalho do primeiro bimestre para auxiliar na composição das notas.
Orientação: Prof ª Priscila
São Paulo
2015
Tema: Sistema Nervoso e Drogas
Filme: Sem Limites
Será que o ser humano não utiliza 100% do cérebro?
O objetivo desse trabalho é identificar os “equívocos” que o diretor cometeu abordado às questões do sistema nervoso em reação com a droga.
Após assistir ao filme e fazer suas analogias de conhecimento sobre o sistema nervoso e o exposto no filme, responda as questões abaixo:
1- O filme começa destacando a folclórica de que o ser humano usa apenas 10% ou 20% da capacidade do cérebro. Isso nunca foi comprovado, foi? (Pesquise sobre o assunto e descreva com base científica);
Trata-se de um mito. Um mito de grande apelo, mas mito. Quem só usasse 10% do cérebro teria os 90% de reserva e, se aprendesse a usá-la, poderia ficar dez vezes mais inteligente, fazer contas dez vezes mais rápido, falar dez vezes mais línguas, lembrar dez vezes mais informações. Sabe-se que se chegou a essa conclusão com base na teoria de William James, o qual, no Século XIX, disse: "uma pessoa comum raramente atinge senão uma pequena porção de seu potencial." surgiram maneiras novas de observar o cérebro em atividade, graças, principalmente, à ressonância magnética funcional (RMF). O princípio é colocar o paciente em um campo magnético tão forte que, pendurado em um guindaste, seria capaz de levantar dois carros juntos (o que mostra por que não é uma boa ideia aproximar objetos metálicos de aparelhos como esse). Tais sofisticados aparelhos possibilitam detectar, por ondas de rádio, o fluxo de sangue oxigenado para diferentes partes do cérebro, o que indica as regiões mais ativas em cada situação.
Foi essa técnica que permitiu, pela primeira vez, mapear o cérebro em