Selos verdes
Verdes
Uma sinalização para o consumo sustentável
Atentos ao poder de escolha de um consumidor mais consciente dos impactos do consumo para o planeta, as empresas têm adotado, voluntariamente, cada vez mais os selos de certificação. Você sabe reconhecê-los?
Nas prateleiras eles funcionam como uma sinalização para uma escolha responsável. Sua presença na embalagem significa “ siga em frente” na hora de levá-lo para casa: o produto atendeu ao uma série de processos e requisitos socioambientais ao ser produzido.
Mas não basta conquistar o selo. Periodicamente as empresas devem comprovar que mantêm as práticas corretas.
A extração adequada de matéria-prima, o uso racional de recursos naturais, a proteção à biodiversidade, o respeito às leis trabalhistas são alguns dos requisitos para obter certificações.
Portanto, fique de olho nas estampas “verdes” e não entre na contramão do consumo consciente.
DIVERSIDADE CRESCENTE
O número de selos não para de aumentar.
Esse crescimento pode ser visto pela certificação nos mais variados segmentos: redução e compensação das emissões de carbono, uso da água, manejo florestal adequado, boas práticas na pecuária, produção marinha e agricultura, biocombustíveis, construção e design ecológicos, conservação da biodiversidade e bioplásticos compostáveis,etc.
QUEM CERTIFICA?
* A própria empresa envolvida no negócio estabelece critérios para seus fornecedores e verifica seu cumprimento. * Associações de classe: empresas do setor definem normas para produção sustentável de todo segmento, certificando aquelas que as atendem. * ONGs e entidades públicas: definem os critérios da certificação e fiscalizam sua aplicação.Principal certificadora é a ABNT(Associação Brasileira de Normas e Técnicas).
ABNT
Gestão ambiental de empresas e empreendimentos de qualquer setor.
Em sua operação a empresa deve levar em conta o uso racional de recursos naturais,a proteção de florestas e a preservação da