Selo Verde
O estudo em questão trata da criação de um selo verde baseado na ISO 14001 para a lagosta capturada, beneficiada e vendida pela empresa Kero Mais Crustáceos, situada na cidade do Recife. Tal selo representa a garantia de que essas lagostas não foram capturadas em seu período de defeso, de forma a garantir a preservação desta espécie e minimizar o impacto ambiental.
OBJETIVOS
O presente estudo constou na criação de um selo verde baseado na ISO 14001 para a empresa Kero Mais Crustáceos, visando realização de trabalho em Certificação Ambiental.
CONFORMIDADES LEGAIS
A série ISO 14000 é o conjunto de normas que definem o estado da arte em gestão ambiental de produtos e processos. A norma ISO 14001 define os requisitos de um sistema de gestão ambiental, sendo também a única certificável, ou seja, é a única passível de ter seu cumprimento verificado e registrado por empresas externas de auditoria. Define, em seu conteúdo um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado em processos e procedimentos abrangendo planejamento, desenvolvimento, controle e ação, tendo sido desenvolvida para propiciar às organizações uma metodologia estruturada de forma a garantir desempenho ambiental satisfatório (ABNT, 2004). Para a implementação dos requisitos da ISO 14001, com destaque para aqueles relacionados à Conformidade Legal ambiental, é necessária a escolha ou adoção de um modelo que permita a análise das condições existentes ou planejadas e que forneça subsídios, ferramentas ou metodologia para transportar requisitos de uma norma para a realidade de quem a implementa. Esta Norma se aplica a qualquer organização que deseje:
a) estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema da gestão ambiental,
b) assegurar-se da conformidade com sua política ambiental definida,
c) demonstrar conformidade com esta Norma ao:
1) fazer uma auto-avaliação ou autodeclaração, ou
2) buscar confirmação de sua conformidade por partes que tenham