Seleção
ENSINO X APRENDIZAGEM
Para que os objetivos do treinamento sejam atingidos, o instrutor além de SABER, isto é, de dominar o conteúdo a ser exposto, deve SABER MOSTRAR esse domínio, ou seja. e imprescindível que o instrutor conheça profundamente o assunto, atualizando-se constantemente, e que, além disso, seja capaz de evitar qualquer atitude que possa criar a imagem de esnobe entre os treinandos.
O INSTRUTOR DEVE
Do comportamento do instrutor depende o bom ou mau andamento da aula. Não é suficiente ao instrutor somente o domínio teórico sobre o tema a ser ministrado. O comportamento que dele se espera é mais abrangente que o de ser fonte de informações, ou de possuir um domínio sobre um campo de conhecimento técnico ou teórico.
Cabe ao instrutor conduzir o treinando a ação, motivando-o para o desenvolvimento de suas potencialidades profissionais, bem como o seu amadurecimento social.
Sob o ponto de vista atual. o instrutor é encarado como um orientador da aprendizagem do treinando: o instrutor é um facilitador do processo de aprendizagem.
Ao contrario do que muita gente pensa. o bom instrutor não nasce feito: ele se faz com experiência, o auto-treinamento e o conhecimento dos princípios, métodos e técnicas que facilitam a aprendizagem.
O ensino eficiente propicia experiências vivenciais aos treinandos.
Assim, a responsabilidade atual do instrutor é controlar todas as condições que ocorrem durante a aprendizagem, desde a motivação e a orientação dos treinandos até a satisfação dos aspectos mais pessoais do desenvolvimento de cada treinando, como seus valores e atitudes. Isto torna a tarefa do instrutor certamente mais difícil, mas sem duvida, muito, mas muito mais atraente.
PAPEIS DO INSTRUTOR
São os seguintes os papeis desempenhados pelo instrutor:
a) Técnico: quando da transmissão de conhecimentos e habilidades.
b) Gerencial: quando organiza o desenvolvimento do saber, de maneira