Seleção
O que é Recrutamento? Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.
Objetivos do Recrutamento: 1. Determinar as necessidades presentes e futuras de recrutamento em conjunção com o planejamento de RH e a análise do trabalho.
2. Aumentar o leque de candidatos qualificados com um custo mínimo para a organização,
3. Aumentar a taxa de sucesso do subseqüente processo de seleção reduzindo o número de candidatos sub-qualificados,
4. Diminuir a probabilidade dos selecionados virem a deixar a organização, por terem recebido informação suficiente sobre esta,
5. Ir ao encontro das responsabilidades legais e sociais da organização
6. Aumentar a eficácia individual e organizacional no curto e longo prazo
7. Avaliar a eficácia das várias técnicas e locais para recrutar todo o tipo de candidatos.
Tipos de recrutamento
Interno – Externo – Misto
INTERNO: Chiavenato (2004, p. 92) define recrutamento interno como “um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
O recrutamento interno compreende utilizar os recursos disponíveis na própria empresa. Após a divulgação da vaga, são efetuados testes com os funcionários para que possam ser avaliados tecnicamente ou psicologicamente, a fim de preencher uma vaga por intermédio do remanejamento dos empregados existentes na empresa.
Ocorre o preenchimento das vagas por meio dos próprios empregados da empresa. É visto como uma valorização dos recursos