Seja Proativo
PRIMEIRA PARTE
Apresentar o autor;
SEGUNDA PARTE
- INTRODUÇÃO: PRINCÍPIOS DA VISÃO PESSOAL
A autoconsciência é ter a habilidade de examinar a situação, fato que nos permite conhecer a nós mesmos, que afeta nossas atitudes, comportamentos e consequentemente nos faz ter uma visão melhor das outras pessoas e da humanidade em geral.
(no resumo citar um exemplo, como a situação dos animais).
- O ESPELHO SOCIAL
Reflete a forma como as pessoas nos vêm, como uma sala de espelhos mágicos em um parque de diversões. Os paradigmas, opiniões e imagens das pessoas a nossa volta nos influenciam. Se realmente há essa influência externa, nos perdemos a nossa personalidade, pois as pessoas não conhecem quem nós somos.
O paradigma social atualmente aceito nos diz que nosso condicionamento e nossa condição determina o que somos. Elas tem uma grande influência em nosso cotidiano, mas não podemos deixar que determinem em nosso condicionamento. Ex: não podemos permitir que certas situações determinem nossas decisões.
Temos três mapas sociais atualmente aceitos (teorias do determinismo): * Determinismo genético: o indivíduo culpa a sua geração pelas suas atitudes. Sempre argumentando que age assim porque sua família também age ou porque é característica de sua descendência. * Determinismo psíquico: nesse o indivíduo culpa a sua criação, sempre carrega seus medos e traumas de infância. Deixa que sua educação determine sua personalidade. (exemplo: tornam seus pais responsáveis diretos pelas suas atitudes). * Determinismo ambiental: o indivíduo culpa o ambiente em que vive pelos atos ou pela situação a qual se encontra. (ex. culpa sua mulher, seu chefe, seus filhos e etc).
Em resumos nós somos condicionados a reagir de determinada maneira a um estímulo em particular.
- ENTRE ESTÍMULO E RESPOSTA
Seguindo os questionamentos adotados por Covey sobre os mapas do determinismo e as dúvidas quanto a sua veracidade, valores e funcionalidades dentro