seis sigmas
A metodologia Seis Sigmas é um conjunto de práticas utilizadas para melhorar os processos Fabris e garantir uma qualidade assegurada mais eficiente. Foi criado pela empresa MOTOROLA em 1980 que alcançou prêmio "Malcolm Baldridge” pelo sucesso dos resultados.
O intuito de se fazer a aplicação deste tipo de ferramentas é ter ganhos significativos gerados pela redução de retrabalhos e melhoria na gestão da qualidade tendo um processo confiável.
O Sigma é a unidade que mostra o quanto o processo está confiável, ou seja, quanto maior o numero de sigmas melhor está o processo daquela empresa. Abaixo temos um exemplo que mostra que quanto maior o número de sigmas maior a melhoria do processo e menor a quantidade de defeitos em PPM.
O processo de Implantação e aplicação do Seis Sigmas tem a seguinte logica e gera os resultados abaixo:
Quando a equipe de líderes Seis Sigmas encontram um problemas e vão começar atuar em cima produto para tornar seu processo confiável são seguidas as seguintes etapas:
1. DEFINIR O PROBLEMAS
2. MEDIR A SITUAÇÃO ATUAL
3. ANALISAR O PROBLEMA
4. MELHORAR A SITUAÇÃO
5. CONTROLAR A SITUAÇÃO
Alguns Casos de Sucesso.
80 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 2000 01 02 Anos
Hoje a maioria das empresas opera dentro do nível 3 de sigmas. Isso representa um grande custo com qualidade e retrabalho podendo até chegar a um custo de 25 a 40% do seu faturamento bruto. Se a empresa investir em um bom projeto de seis sigmas para chagar em um nível 6 ela pode reduzir estes custos chagando somente a 1% do faturamento.
A GENERAL ELETRIC é um bom exemplo de sucesso pois reduziu seu custo de qualidade e retrabalhos de 20% do faturamento para 10 %. Ela mudou de nível de siga de 4 para 5 sigmas gerando uma receita liquida de cerca de U$ 1 Bi em 24 meses.
Alguns problemas que podem Implicar na