seis sigmas
O SS enfatiza um controle estatístico da qualidade para definir os padrões de excelência operacional. Esforça-se para alcançar operações com mais de 3,4defeitos por um milhão de oportunidades. (PPM).
Sua orientação é de prevenção, tornando-se assim um dos principais métodos para o alcance da melhoria continua dos processos e fixação de referenciais competitivos.
As organizações usam o SS como ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, combina melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros, trazendo uma revolução nos negócios e maximizando os resultados.
Para Cone (p.28-30) a definição do SS é um programa de redução de defeitos, um método para aperfeiçoar processos empresariais, em um nível mais elevado, programa de melhoria de negócios como um todo que utiliza diversas ferramentas para se desenvolver.
Para Perez (p145) o SS: uma estatística, uma medida, uma estratégia, um objetivo, uma visão, um benchmark e uma filosofia.
O SS é uma estratégia gerencial de mudança e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor.
Ele é um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. É singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso, os fatos, dados e analises estratégicas e a atenção diligente a gestão,e melhoria dos processos de negócios.
Em meados da década de 80 a empresa americana Motorola liderada por George Fisher, confrontada com uma forte perda de competitividade dos seus produtos decidiu levar a questão; qualidade a serio.
Pois os estudos indicavam que seus produtos perdiam espaços para seus concorrentes estrangeiros que conseguiam vender produto de melhor qualidade e com custos inferiores.Nessa época era destinada cerca de 5% a 10% dos investimentos, (as vezes até 20%) para corrigir defeitos em seus produtos , o que equivalia a cerca de US$900 milhões por ano.
Passando o controle de