Seis sigma
SEIS SIGMAS:
É uma ferramenta que auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade. Seis Sigma, um método que se concentra na diminuição ou eliminação da incidência de erros, defeitos e falhas em um processo. A metodologia Seis Sigma visa também reduzir a variabilidade do processo (SMITH; ADAMS, 2000). também serve ao processo de tomada de decisão organizacional. O propósito maior é chegar a 3,4 defeitos por 1 milhão de oportunidades, que é representado pelo 6σ. Numa escala de 1 a 6, quanto mais próximo de 6, melhor é o desempenho do processo.
Programa Seis Sigma.
Incremento significativo do desempenho dos processos produtivos e dos produtos.
Melhoria da eficiência e eficácia dos processos.
Aumento da qualidade dos produtos fabricados.
Ganhos Financeiros
BALANCED SCORECARD BSC:
Definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho dos ativos intangíveis, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.
Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionados à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.
O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias Tecnicamente, Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão,e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão Qualidade e estratégia