Seis Sigma
6 SIGMA
RIO DE JANEIRO / RJ
NOVEMBRO 2014
Resumo
O presente trabalho tem como por objetivo descrever a metodologia Seis Sigma, fazendo uma analise da sua criação, a importância de sua implantação e utilização, as técnicas e ferramentas existentes e usadas atualmente pelas empresas.
SUMÁRIO
Introdução
Histórico
O que é o Seis SigmaFerramentas Utilizadas
A Metodologia DMAIC
Como garantir o sucesso do Seis SigmaOs personagens do Seis SigmaCustos de implementar o Seis Sigma
Conclusão
Referências Bibliográficas INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas têm buscado vencer a concorrência melhorando a qualidade de seus produtos e o desempenho de seus processos. Assim, para manter a competitividade, as organizações aplicam diferentes práticas de gestão que, se utilizadas com critérios rigorosos e métodos disciplinados, possibilitam a superação dos concorrentes, em função da oferta de produtos e serviços de melhor qualidade.
As empresas vêm utilizando atualmente o Seis Sigma com o propósito de preservarem a competitividade de seus negócios, pois a ênfase das organizações que aplicam o Seis Sigma é respaldar suas decisões em fatos concretos e dados mensuráveis, visando conseguir maior e melhor controle dos processos de produção ou serviços.
O Seis Sigma é tratado por diferentes formas terminológicas, tanto pela literatura quanto pelas empresas que a adotam, sendo comum verificar termos que relacionam o Seis Sigma a "prática", "iniciativa", "metodologia", "técnica", "programa", "estratégia", dentre outros.
A partir do momento em que se percebe que as decisões devem basear-se em fatos concretos e dados mensuráveis, o emprego de técnicas e ferramentas torna-se imprescindível para a gestão. As técnicas e ferramentas foram estabelecidas por vários autores relacionados com a área de gestão da qualidade, sendo que algumas destas permanecem inalteradas desde a sua criação, ao passo que outras evoluíram e algumas, ainda, foram