Sei la
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET
Cursos: Ciência da Computação, Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores
Disciplina: Psicologia das Relações Humanas
Prof: Fabiano de Cristo Nogueira Dias
A VISÃO DO HOMEM
Na ausência de metas ou objetivos, homem e mulher vivem indefinidos e frágeis. Os paradigmas são consistentes no direcionamento das pessoas e naquilo que elas pretendem alcançar!
Fabiano de Cristo
Antes de iniciarmos a reflexão sobre A Visão do Homem ao longo do tempo, é importante entender o que é paradigma. Segundo Thomas Kuhn apud Crema (1989) é uma estrutura imaginária, um modelo de pensamento próprio de cada época da história e produzido pela experiência do mundo; pela linguagem própria do momento e imposto a todos os domínios do pensamento. Edgar Morin apud Crema (1989) ao conceituar o paradigma de pensamento como “princípios supra lógicos de organização de pensamento” retoma o conceito citado anteriormente, explicando-o. Para ele, estes princípios são constituídos pelos pressupostos filosóficos acerca da realidade, ou seja, como ela se apresenta e a forma de estudá-la.
No geral, paradigmas são crenças e conhecimentos que conduzem o nosso pensamento e nossas ações. Essas crenças e conhecimentos são produzidos e transmitidos em determinados períodos da história da humanidade. Trata-se de uma visão geral do mundo que orienta todos os pensamentos e os discursos de determinada época. Em outras palavras, a interpretação e a construção da realidade são baseadas em paradigmas, por meio de uma estrutura imaginária que dita a forma e a norma aceitáveis, viáveis de se pensar.
Após a leitura sobre os conceitos de paradigma, iniciaremos a reflexão sobre A Visão do Homem, lembrando-lhe que, na caminhada evolutiva da humanidade, observamos a predominância de dois grandes paradigmas ou modelos nas explicações e controles dos fenômenos do conhecimento humano.
O